Iab - instituto de arquitetos do brasil
Entidades profissionais são instituições de natureza política e cultural, dedicadas ao debate das questões decisivas das profissões em torno das quais se constituem, visando ao aprimoramento dessas profissões. As entidades são independentes do Estado, tanto para sua sustentação econômica quanto para sua afirmação institucional. Para existir, uma entidade profissional conta apenas com sua própria capacidade de coletar os recursos necessários à sua sobrevivência e com sua própria capacidade de legitimar-se perante os profissionais que procura representar, sendo aquela – a viabilização econômica – decorrência direta desta – a legitimidade.
O IAB defende o digno exercício profissional da arquitetura e dos seus princípios éticos, seja no campo do ensino da arquitetura ou de sua divulgação entre pessoas não diretamente ligadas ao exercício dessa profissão.
Atualmente, o IAB é um sistema formado por 27 Departamentos, sediados nas diferentes unidades da Federação, os quais possuem, por sua vez, núcleos nos municípios de maior relevância; este sistema, cuja ação cobre praticamente todo o território do país, é encabeçado por uma Direção Nacional, responsável pela articulação e pela coordenação do todo, bem como pelas ações de abrangência nacional e internacional. Por meio de