hued
A revista The New Yorker teve grande influência na disseminação do jornalismo literário, dedicando toda uma edição a “Hiroshima”, de John Hersey, em1946. Matinas Suzuki Jr. Conta, em “Jornalismo com H”, como John Hersey precisou de 31.347 palavras para explicar como uma única explosão matou 100 mil pessoas, feriu seriamente o corpo de mais 100mil e machucou a alma da humanidade. Liderando as listas de “melhor reportagem” já escrita, Hiroshima é considerado por muitos o inicio do jornalismo literário moderno.
Jornalismo literário é uma miscelânea de fatos da realidade contados de forma literária. Informa, preservando a essênciajornalística, porém ganha em estrutura narrativa, aprofundamento de conteúdo e vocabulário. Não traz consigo só uma notícia, mas também uma história, e é isso que faz John Hersey, Joseph Mitchell, TrumanCapote, Gay Talese e Eliane Brum pioneiros do gênero.
A revista The New Yorker teve grande influência na disseminação do jornalismo literário, dedicando toda uma edição a “Hiroshima”, de John Hersey, em1946. Matinas Suzuki Jr. Conta, em “Jornalismo com H”, como John Hersey precisou de 31.347 palavras para explicar como uma única explosão matou 100 mil pessoas, feriu seriamente o corpo de mais 100mil e machucou a alma da humanidade. Liderando as listas de “melhor reportagem” já escrita, Hiroshima é considerado por muitos o inicio do jornalismo literário moderno.Jornalismo literário é uma miscelânea de fatos da realidade contados de forma literária. Informa, preservando a essênciajornalística, porém ganha em estrutura narrativa, aprofundamento de conteúdo e vocabulário.