Hotelaria
O setor hoteleiro é constituído basicamente por prestação de serviços. Sendo o setor de governança responsável pela administração da maior parte física do hotel, cabe a ele a responsabilidade de agregar os serviços primordiais para a satisfação do hóspede e para a imagem de sucesso do hotel.
Logo, cabe a governanta e camareira o toque final de refinação em todos os serviços oferecidos pelo setor de governança para a realização completa dos serviços oferecidos pelo hotel.
Segundo Vieira (2003, p.13) “o setor de governança dentro de um hotel é de fundamental importância, por isso o trabalho de uma governanta e de uma camareira deve ser visto como um dos mais importantes dentro do hotel”.
A qualificação dos funcionários, bem como o treinamento interno nos hotéis tem se constituído em um grande desafio para aqueles hotéis que desejam competir em igualdade de condições, no exigente mercado atual, e ainda superando os concorrentes e surpreendendo os hóspedes com serviços de qualidade e diferenciados. Em um grande número de hotéis é deficiente a preocupação com treinamento e a qualificação dos funcionários do setor de governança representado pela governanta e camareira por falta de orientação e de preocupação das gerências.
2-Histórico do Hotel
Nome da empresa: JB Palace hotel
Endereço: Rua Dr. João Beraldo, 460 – Pouso Alegre – MG.
CEP: 37550-000
Tel: 35-3423-7870
Home page: www.jbpalacehotel.com.br
O JB Palace Hotel está classificado na categoria 3 estrelas, como hotel econômico.
De acordo com Andrade, Brito e Jorge (2000)
Os Hotéis econômicos, destinados a viajantes a serviço, oferecem tarifas reduzidas decorrentes do fato de as instalações e os serviços serem limitados ao que é essencial, sem prejuízo da qualidade e da eficiência da operação. Esses profissionais necessitam apenas de um bom apartamento, com boas instalações sanitárias, no pouco tempo que permanecem no hotel, entre o fim de um exaustivo