História do futebol americano e rugby no brasil
O conhecido futebol americano surgiu como uma variante do Rugby (que é um esporte bem mais antigo). O mesmo surgiu de uma série de três jogos entre a universidade de Harvard (Uma das instituições mais reconhecidas no mundo) contra a Universidade de Yale (A terceira instituição mais antiga de ensino superior nos EUA). Era frequente na época a quase inexistência de regras gerais, isto é, o esporte era jogado com alternância nas regras de modo que todas as equipes tivessem uma presunção justa de vencer. Em 1876 foi formada a Associação de Futebol Inter-universitária, que generalizou as regras usadas no esporte, a partir das regras do rugby com uma ligeira diferença na atribuição de pontos.
Vendo que a pratica do esporte daquela forma estava causando lesões graves e em certos casos levando a morte. O Presidente Theodore Roosevelt informou as universidades de que algo deveria ser feito para aumentar a segurança no esporte. No ano de 1910 as mudanças ocorreram, no entanto foi necessário que haja mais mortes e acidentes para a execução da mudança.
A difusão no Brasil
No fim dos anos 90, graças à expansão da famigerada TV A Cabo e a transmissão televisiva livre, o esporte começou a ganhar popularidade no país. Podemos fazer 3 sub-divisões da região onde o esporte foi implantado. No Rio de Janeiro, a versão do futebol americano na areia, em São Paulo com o Flag e no Paraná com o Tackle. .
O Flag Football
O FLAG (Que é a versão do Futebol Americano sem equipamentos e com muito pouco contato físico) começou a ser implantado nas escolas de São Paulo para ensinar os fundamentos do Futebol Americano aos jovens e por ter menos contato físico, limita a possibilidade das lesões do esporte original o que barateia a pratica do esporte, visto que não seria necessário gastar com os equipamentos de proteção. Fazendo parte das atividades na grade de Educação Física, de inicio ele era jogado como o tradicional dos EUA, 5x5 sem contato físico