HISTÓRIA DE MURILLO ESTEBAN
Sevillano, nascido 31 de dezembro de 1617 (meses antes da eclosão da guerra de 30 anos), Murillo era o caçula de uma família de classe trabalhadora. Ele tinha 13 irmãos maior. Ele foi batizado na igreja da Madeleine em 01 de janeiro de 1618. Seu pai, Gaspar Esteban barbeiro, morreu no dia 25 de julho de 1627, quando Murillo tinha nove anos. No dia 8 de Janeiro do ano seguinte sua mãe morreu, Maria Perez. No futuro, Bartolomeu adotar o nome do meio de sua mãe, "Murillo".
Órfão, de 10 anos de idade, ele foi adotado por sua irmã Anne, casou-se Juan Agustin Lagares, Baena, barbeiro cirurgião. Não sabemos quantos irmãos Bartolomeu ainda estavam vivos. Em sua nova casa, o menino Bartolomé Esteban vidas carnais com seus três sobrinhos, Luis e Juana Tomasa. Foi sem dúvida uma atmosfera de afeição familiar, o que aliviou os órfãos aflitos futuro gênio artístico. E eu me casei com um viúvo em segundo nupcias-, Juan Lagares permanecerá tutor Bartolomeu, que na verdade será nomeado executor mais tarde Lagares de inventário para o seu irmão, o que indica boas relações entre eles.
Em 1633 Bartolomeu pede permissão para ir às Índias com sua irmã Maria, seu irmão, Dr. Gerónimo Diaz Pavia, e seu primo, Bartolomé Pérez. Eu não queria e Destino; talvez o seu pedido foi negado. Em resposta, Lagares colocado como um pintor aprendiz Bartolomé Juan del Castillo (1584-1640). Em sua oficina será de cinco anos. Castillo era um artista respeitado Sevilla e recebeu muitas comissões; Era um pintor pouco arcaico, paleta e clara cores frias. Oficina de pares incluídos Alonso Cano.
As primeiras pinturas de Bartolomeu são influenciados pelo estilo do mestre Castillo (aqui em "La Virgen del Rosario Santo Domingo"). Deve também ser rastreados nessas primeiras pinturas de Bartolomé Murillo outras duas influências: (1) a riqueza temático brilhante e Juan de Roelas ou Ruelas (pintor, que morreu em 1625 após renovado escola sevilhana); e (2) a força plástica de Zurbarán,