HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Acreditamos que, para iniciarmos nossas discussões, seja interessante você refletir um pouco sobre os termos educação, história e história da educação. Assim, gostaríamos que nos espaços, a seguir, você registrasse seu conhecimento sobre:
O que é educação?
O que é história?
O que é história da educação?
Não temos aqui a pretensão de esgotar a discussão sobre tais termos principalmente devido a seus múltiplos sentidos, mas apenas problematizá-los.
Assim, quanto à educação, podemos dizer, dentre inúmeras outras formas, que é o processo de formação do ser humano, um processo que ocorre no decorrer da sua existência e em diferentes espaços formais e não formais. Como diria Carlos Rodrigues Brandão, “ninguém escapa da educação”.
Quanto à História, Ghiraldelli Jr. diz que há, “entre outros, dois significados básicos. Ele se refere tanto aos processos de existência e vida real dos homens no tempo como ao estudo científico, à pesquisa e ao relato estruturado desses processos humanos.” (1994, p. 11).
Gostaria, ainda, de destacar que, embora o ensino tradicional de história enfatize fatos isolados e apenas alguns indivíduos como promotores da história, em nosso entender ela é construída cotidianamente pelos grupos humanos, num tempo e espaço determinados, componentes do que se chama o processo histórico.
Nesse sentido, o poema, a seguir, do escritor alemão Bertold Brecht (1898-1956) nos dá um pouco essa dimensão e nos alerta para estarmos atentos a outras histórias e a outros sujeitos históricos.
PERGUNTAS DE UM TRABALHADOR QUE LÊ
Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída
Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas
Da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo
Quem os