História da educaçao
Nessa unidade, vamos trabalhar a Educação no mundo antigo, suas principais características e a educação na época medieval. Começaremos com uma rápida viagem pelo tempo antigo. Passaremos pela região mediterrânea; Grécia e finalmente, Roma. Depois vamos nos deter um pouco mais na época medieval, pois apesar dela ter sido erroneamente interpretada por tanto tempo como um período de trevas, foi lá que a escola, tal como a conhecemos hoje, se constituiu.
E por que pensar no mediterrâneo, se o que nos interessa particularmente são Grécia e Roma? Porque o mundo antigo nasce no mediterrâneo. Precisamos lembrar que a região, desde tempos imemoriais foi habitada por povos de culturas muito diversas entre si, com seus deuses, suas religiões, seus conhecimentos técnicos, entre outros tantos elementos. Ainda assim, foi um mundo no qual seus habitantes se comunicaram, apesar das dificuldades que isso representava naquela época. Trocaram mercadorias, conhecimento e, evidentemente, se influenciaram mutuamente. Embora a Grécia seja a interprete mais madura dessa região, no dizer de Cambi, o mundo grego é devedor do mundo mediterrâneo: na religião, nas técnicas, no pensamento, na arte e até na política. Ou seja, é devedor de uma série de influências recíprocas.
1Historicidade é o conjunto dos fatores que constituem a história de algo ou de alguém e que condicionam seu desenvolvimento ou comportamento em uma dada situação.2Até a era das Grandes Navegações, a história da humanidade aparecia como um conjunto de processos fragmentados, no qual sociedades e culturas inteiras surgiam e desapareciam sem que tomassem conhecimento umas das outras. Com as Grandes Navegações e a conseqüente