Hist ria e Teoria da Educa o F sica
Tarefa: Portifólio
Nome: Anderson Almeida Barbosa
RA: 1175397
Turma: DGEF150VILQ
Parecer do Tutor:
A Lei nº 10.793 (BRASIL, 2003), de 1º de dezembro de 2003, trata da Educação Física como componente curricular da Educação Básica, define a situação da Educação Física na escola e indica os itens que permitem sua facultatibilidade. Com base no conhecimento dessa lei e seus contextos, elabore um texto de, no máximo, duas laudas/páginas, respondendo às questões norteadoras a seguir:
1) Qual concepção da área está implícita na lei?
2) Cite os itens que permitem a facultatibilidade nas aulas de Educação Física e apresente, em seguida, sua reflexão sobre estes: se os julga adequados para a realidade atual da escola/educação brasileira, explicando o porquê.
3) Para os itens que não julgar adequados, apresente a modificação necessária.
A Educação Física passa a ser componente curricular da Educação Básica através da lei n° 10.793 de 2003, a lei estabelece que as aulas de Educação Física passam a ser facultativas. Na concepção da lei a Educação Física esta sendo considerada a partir da visão biológica, considerando apenas a formação motora, porém a Educação Física vai além dessa dimensão, pois envolve também as dimensões cognitiva, social e afetiva, e todas elas são de grande importância no processo de educação e formação de um individuo. A Facultabilidade de participar das aulas de Educação Física, de acordo com a lei, são para os trabalhadores, pessoas com mais de 30 anos, militares e mulheres com prole, independente do horário que estudam, na minha visão é um equívoco, pois todos devem participar independente de suas características físicas e sociais, e cabe ao professor inseri-los nas aulas.
Referencias IMPOLCETTO.M.F HISTÓRIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Ação Educacional Claretiana. Batatais- SP, 2013