Hipertensão na gravidez
[What is nursing?]
[Lo que es enfermería?]
Maria José de Lima**
*Conferência apresentada no II Congresso Internacional de
Especialidades Pediátricas: Módulo Enfermagem, no Centro de
Convenções de Curitiba.
**Enfermeira. Especialista em AdministraçãoAdministração Aplicada à Enfermagem pela EE-USP.
RESUMO: Trata-se de uma reflexão teórica a respeito da enfermagem, fruto de um livro e também de uma conferência sobre o tema. Discute-se desde a etimologia do termo enfermagem, passando pela discussão sobre os objetivos dos seus profissionais, os requisitos necessários para a atuação profissional, seus fundamentos, meandros, até seus aspectos estéticos e artísticos. São enfatizados os aspectos humanísticos, considerados essenciais para o desenvolvimento da interação com o cliente e conseqüentemente da profissão. Na realidade é umconvite para uma nova leitura acerca da enfermagem.
PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; Prática Profissional.
“Só se escreve sobre aquilo que não se sabe e, logo, se quer saber.”
Jorge F.S. Bruxedo
A Enfermagem não se deixa definir facilmente. A minha abordagem segue a visão de Florence Nightingale, que conseguiu fazer a Enfermagem adquirir originalidade e se tornar uma Ciência/Arte da Saúde, construída pelo raciocínio e pela experiência.
As referências etimológicas sobre o significado do vocábulo enfermagem estão registradas na 3ª edição do
Novo Dicionário da Língua Portuguesa – Lisboa, de 1922, de Cândido de Figueiredo, existindo registros sobre seu uso a partir de 1913. Trata-se de uma palavra de origem latina composta por um prefixo (En), um corpo (Firm(i)) e um sufixo (Agem).
Os componentes da palavra Enfermagem, segundo o dicionário Hoassis, significam: En (aproximação, introdução e transformação); Firm(i) (firmeza, solidez, persistência, força, fortaleza); Agem (indicativo de ação ou resultado de ação).
A palavra Enfermagem é usada em oposição ao vocábulo
Enfermo (aquele ou aquela que se