HAWTHORNE

434 palavras 2 páginas
EXPERIMENTO EM HAWTORNE. A experiência de Hawthorne teve o objetivo de detectar a relação entre a intensidade da iluminação e a competência dos operários, medida por meio do ritmo de produção.
A experiência foi coordenada por Elton Mayo, que analisou os níveis de fadiga, acidentes do trabalho, turnover (rotatividade de pessoal), mudança de turno e as consequências das condições de trabalho na vida e produtividade do profissional.
Mayo conduziu experimentos relativos à produtividade e condições físicas no meio de produção, segundo a sua tese, quanto maior fosse a iluminação maior seria a produtividade do trabalhador.
A fábrica em questão produzia equipamento e componentes telefônicos, onde havia altos níveis de ocorrência de fadiga, acidentes de trabalho, excesso de trabalho e más condições de trabalho.
A experiência foi subdividida em quatro fases:
Na primeira fase, foram observados dois grupos de trabalhadores que executavam a mesma tarefa. Um grupo trabalhava sob uma iluminação ambiente constante e o outro sob uma iluminação instável. Avaliando o efeito psicológico do teste, quando a iluminação era mais intensa, os trabalhadores produziam mais, no contrário, produziam menos. A conclusão foi que a produtividade sobe quando os trabalhadores percebem que a empresa está dando atenção a eles e não a iluminação, que de nada representava aos funcionários.
Na segunda fase da pesquisa, o local de trabalho, a forma de pagamento e os intervalos foram modificados com a distribuição de lanches. Com esses benefícios, os trabalhadores passaram a produzir mais e com maior satisfação. Houve desenvolvimento social do grupo, formaram amizades entre si e tornaram-se uma equipe, desenvolveram assim objetivos comuns, aumentando o ritmo de produção embora o serviço fosse o mesmo.
Na terceira fase, atentos à relação entre os funcionários, a equipe realizou uma série de entrevistas para colher as opiniões, expectativas e

Relacionados