Guilherme
GUILHERME AGUIAR GHISI
QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA
Tubarão,
2015
1) O que é ligação química;
Ligações químicas são uniões estabelecidas entre átomos para formarem moléculas ou no caso de ligações iônicas ou metálicas aglomerados atômicos organizados de forma a constituírem a estrutura básica de uma substância ou composto.
2) Represente a estrutura dos átomos;
Os átomos são compostos de, pelo menos, um próton e um elétron. Podendo apresentar nêutrons (na verdade, apenas o átomo de hidrogênio não possui nêutron: é apenas um elétron girando em torno de um próton). Os elétrons estão dispostos em 8 camadas que constituem a eletrosfera. Para cada camada, determinado número de subníveis (orbitais) são preenchidos. A mais externa é chamada camada de valência, sendo também a mais energética.
3) Defina prótons, nêutrons e elétrons;
Núcleo: É uma região maciça, compacta e densa que fica no centro do átomo. O núcleo atômico é divisível, pois é constituído de duas partículas diferentes: Prótons: São partículas carregadas positivamente com carga relativa igual a +1. Sua massa relativa também é de 1. O número de prótons existente no núcleo é chamado de número atômico (Z) e é o responsável pela diferenciação de um elemento químico de outro, ou seja, cada elemento químico é formado por um conjunto de átomos que possui o mesmo número atômico ou a mesma quantidade de prótons. Nêutrons: Como o próprio nome indica, essas são partículas neutras, isto é, não possuem carga elétrica. Assim, os nêutrons diminuem a força de repulsão entre os prótons no núcleo (tendo em vista que cargas de mesmo sinal repelem-se).
4) O que significa a fórmula E=hc/ƛ;
E = \ frac {hc} {\ lambda}. A equação acima leva a outra relação jurídica que envolve a constante de Planck. Dado p para o movimento linear de uma partícula (não apenas um fotão, mas outras partículas bem), o comprimento de onda λ da partícula de Broglie é dada pela