Guilherme
Departamento de Filosofia e Teologia
Alunos:
Guilherme Carvalho Lima
Mateus Fernandes Carvalho
1. Introdução
O Santo Daime, uma manifestação religiosa, vem sendo alvo de muitos questionamentos desde sua criação nas primeiras décadas do século XX. Recentemente, a prática desta manifestação veio a ser questionada, após em Março de 2010, o jovem Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, assassinou o cartunista Glauco e seu filho Raoni. O elo que levou este questionamento, é de que para a realização do culto, há a ingestão de uma bebida, que segundo psiquiatras, é uma droga psicodélica, a Ayuhasca. Em janeiro de 2010, meses antes do crime que muito esteve na mídia, o governo brasileiro formalizou legalmente o uso do chá. Com mais de 15000 adeptos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, o chá e a doutrina espiritualista denominada de “Santo Daime” é vítima de preconceito e discriminação, que através das informações imparciais aqui apresentadas, possam dar embasamento para a conclusão e opinião sobre o assunto.
2.0 - Desenvolvimento
2.1 - O que é o Santo Daime.
O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena (para os psiquiatras, uma droga psicodélica), a ayahuasca, com o fim de catalisar processos interiores e espirituais sempre com o objetivo de cura e bem estar do indivíduo. A doutrina não possui proselitismo, sendo a pratica espiritual essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e internalização os meios de obter sabedoria.
Segundo seus adeptos, a doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual cristã, que encaminha os seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isto acontece porque o daimista, ao participar dos cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo de auto conhecimento, que visa corrigir os defeitos