Guia técnico de boas práticas em segurança de senhas
Graduação Tecnológica em Segurança da Informação
Guia Técnico de Boas Práticas
em
Segurança de Senhas
Odelar Fernando de Oliveira
Thiago Castro de Oliveira
Viny Ramatis H. Harlacher
Ramiro Sawitzki
Gilberto Anders Apel
Fundamento em Segurança da Informação
1. INTRODUÇÃO
Este guia tem como objetivo orientar Diretores de TI, Gestores, Analistas e Responsáveis pela área de Segurança da Informação, quanto à importância do uso seguro de senhas e fornecer as informações técnicas para a formação do embasamento necessário na conscientização de usuários finais quanto ao uso e manuseio de suas senhas, tanto no ambiente de trabalho, quanto em acessos a sites de relacionamentos e ao próprio computador pessoal.
2. A IMPORTÂNCIA DAS SENHAS
A segurança dos sistemas que utilizados diariamente e até mesmo de nossos dados pessoais é provida por um conjunto de fatores. Dentre eles, estão as senhas, elas servem para provar que o usuário em questão é realmente quem diz ser, mediante a apresentação de um código que deve ser conhecido somente por este indivíduo. O acesso através de senhas é uma parte crítica também na segurança das redes empresariais. Qualquer modificação no sistema, arquivos ou dados em geral na rede é atribuída ao usuário que o sistema identificou como sendo o autor desta modificação. O compartilhamento de senhas torna vulnerável o usuário que partilhou tal informação, pois ele poderá ser responsabilizado por atitudes tomadas pela pessoa à qual informou suas credenciais.
A segurança desta informação garante que fraudes ou modificações indevidas, realizadas por acessos não autorizados aos ativos lógicos e físicos da rede, sejam drasticamente diminuídas.
3. O QUE ALGUÉM DE POSSE DA SENHA DE OUTRA PESSOA PODERIA FAZER?
• Alguém de posse da senha de um funcionário poderia ter acesso a diversos sistemas da empresa, cadastros internos, intranet, etc. •