grduando

1073 palavras 5 páginas
EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAS DO DIA-A-DIA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Introdução

Durante os tempos, ensinar física vem sendo cada vê mais complicado, um dos motivos que se nota é o desinteresse da parte dos discentes e também pela desmotivação dos docentes, contudo, o aprendizado cognitivo vem sendo cada vez mais defasado principalmente na área de ciências (física).
Segundo Vygotsky: Aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas. É um processo que se diferencia das posturas inatistas e dos processos de maturação do organismo e das posturas empíricas que enfatizam a supremacia do meio no desenvolvimento. Pela ênfase dada aos processos sócio históricos, na teoria vigotskiana, a ideia de aprendizagem inclui a interdependência dos indivíduos envolvidos no processo. (Desenvolvimento psicológico segundo Vygotsky: Papel da educação, 2008).

Pensando nas perguntas contínuas vindas dos discentes tais como, “não sei pra que estudar física, nem vou fazer isso” ou “física é muito chata e difícil só faz conta e não sai do quadro”, e um das propostas deste trabalho é facilitar o entendimento de ciências (física) pelos alunos do ensino médio, tendo como foco a sustentabilidade, onde irá ser utilizadas matérias do cotidiano dos alunos, contudo, irá ter um diálogo entre docentes e discentes, o PCN+ Ensino Médio diz que:
Para que todo o processo de conhecimento possa fazer sentido para os jovens, é imprescindível que ele seja instaurado por meio de um diálogo constante entre alunos e professores, mediado pelo conhecimento. E isso somente será possível se estiverem sendo considerados objetos, coisas e fenômenos que façam parte do universo vivencial do aluno, seja próximo, como carros, lâmpadas ou televisões, seja parte de seu imaginário, como viagens espaciais, naves, estrelas ou o Universo. Assim, devem ser contempladas sempre estratégias

Relacionados