Graduante
Introdução
A ALGA NA ECONOMIA
Hoje em dia, já se conhece o largo benefício e utilização das algas e de seus derivados, tornando-se cada vez maior a sua comercialização. Alimentação: As microalgas são importantes por sobreviverem em ambientes muito difíceis para tal, como em águas muito salgadas, poluídas e até em ambiente terrestre, e principalmente por possuírem grande valor nutricional. Possuem proteínas, como a que é produzida pela Spirulina (facilitam a digestão por não possuir parede celulósica), ao contrário da Chororella (também com alto valor proteico, cuja digestão é mais difícil por possuir envoltório celulósico). Essas algas possuem maior valor até do que as carnes, trigo, soja, entre outros. Possuem também carboidratos, vitaminas (caroteno, ácido ascórbico…) e sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio …). A Undaria é importante ao te-cido ósseo, já que aumenta a concentração de cálcio no sangue.
As microalgas, são também comercializadas para sua utilização no fabrico de gomas, corantes naturais, pastas, entre ou-tros. As macroalgas, já são usadas principalmente, com essa finalidade , também possuindo grande valor nutricional e a-judando na formação do bolo alimentar, sendo seus maiores consumidores, os povos orientais. As Rodófitas, Clorófitas, Feófitas, como as espécies do gênero Laminaria, Alaria, Ulva e Durviella, são usadas diretamente em sopas, saladas, condimentos… As mais conhecidas são a Porphyra (que envolve o sushi), a Laminaria (usada no kombu), e a Undaria e Sargassum (usados no wakami).
As Rhodophytas produzem dois importantes produtos. Um deles é o ágar, sendo utilizado no meio culinário (é usado co-mo espessante e estabilizante). O outro produto é a carragenina, também usado como estabilizador, clareamento de cervejas, entre outros.
As Phaeophytas produzem o alginato, usados como espessantes e estabilizadores, clareador de cervejas, estabilizador de espumas, e na preservação de frutas.
Medicina
Na