Graduando
Introdução:
Pessoas tímidas apresentam dificuldade de estabelecer relações sociais com os amigos da turma, com os professores e até consigo próprios, encontrando muitas dificuldades para expressar sua maneira de ser, sentir e agir no mundo escolar.Muitas vezes esses alunos, nas escolas, são vistos como alunos “bonzinhos”, que não dão trabalho para o professor e por isso não recebem atenção devida por parte da escola.A personalidade do sujeito tímido, da mesma forma que construída, poderá ser desconstruída, transformando a parte das relações sociais e, mais uma vez afirma- se, a escola e o trabalho educativo dos professores pode ser fundamental na consecução do processo. Existem diferentes tipos de timidez, tais como:
- Timidez específica: O tímido se inibe em determinadas situações ou em proximidade de determinadas pessoas;
- Timidez crônica: Ocorre quando o tímido já não se aproxima de ninguém, não faz amigos e nem fala com estranhos;
- Fobia social: O tímido já não consegue exercer suas atividades rotineiras por simples medo de se expor;
- Agrofobia: Pavor em permanecer em locais abertos, em meio a muitas pessoas. É necessário tratamento terápico;
- Síndrome do pânico: tímido apresenta ataque de pânico. O desenvolvimento humano se dá pela interação com o meio e a sobrevivência da criança desde o nascimento depende completamente das pessoas que a cercam. A interpretação dos movimentos e expressões emotivas da criança permite ao adulto satisfazer suas necessidades físicas e afetivas. Durante o crescimento, a criança recebe uma gama de estímulos que propulsionam seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
O uso do teatro como metodologia educacional permitiu que o homem representasse suas emoções e sentimentos e surgiu uma necessidade de criar espaços específicos para isso. Com o desenvolvimento do domínio e o conhecimento do homem em relação aos fenômenos naturais, o teatro foi aos poucos deixando suas