Gracilene Atividade 01 Turma 07
ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
SALA AMBIENTE REALIDADE ESCOLAR E TRABALHO PEDAGÓGICO
COORDENADOR DE SALA: Profa. MSc. Eleny Brandão Cavalcante
PROFESSOR (A) DE TURMA: Eliade Barato
No DA ATIVIDADE: 01
ALUNO (A): Gracilene Santos Alves Rêgo
Políticas e Gestão Educacional no Brasil
A gestão educacional possui características próprias, ainda que a mesma apresente um processo complexo. Trata-se de um propósito mais amplo com várias perspectivas e concepções delimitadas pelos sistemas federal, estadual e municipal. Vejamos: é fundamental não perder de vista que o processo educativo é mediado pelo contexto sociocultural, pelas condições em que se efetiva o ensino-aprendizagem, pelos aspectos organizacionais e, consequentemente, pela dinâmica com que se constrói o projeto político-pedagógico e se materializam os processos de organização e gestão da educação básica. (DOURADO, 2007, p. 922)
A gestão da educação se expressa através da organização dos sistemas de ensino com suas incumbências e formas de articulação própria no que diz respeito à oferta de educação escolar. Para nós, educadores, conhecer o funcionamento desses sistemas é fundamental para sabermos o que compete a cada personagem que integra o cenário educacional, desse modo teremos claro quem são os responsáveis, em cada uma das esferas, pela implementação das mudanças e inovações previstas nos sistemas. É necessário saber o que cabe ao poder municipal, estadual e federal para avaliar e controlar as políticas educativas executadas em nossas escolas.
As políticas educacionais implantadas nos últimos anos foram destaques pela descontinuidade de programas e ações e na centralização política. Muitas conquistas não saíram do papel e algumas não atenderam as necessidades dos diversos segmentos, da vida para o papel e do papel para a vida não é um percurso direto, há um descompasso entre as leis e a realidade. Leis são