governança
Professor Camacho
Trabalho de Economia
Professor Camacho
Nome : Rodrigo Azevedo Freire
Processos Gerenciais
RA 314202383
Na atividade a seguir veremos uma lista com o resumo dos governos presidenciais no brasil com seus planos de governo na economia, objetivos e resultados desde o ano de 1950 até os dias de hoje. Passando pelo regime militar que foi instaurado em 1 de abril de 1964 e durou até 15 de março de 1985.
Eurico Gaspar Dutra PSD 31 de janeiro de 1946 a 31 de janeiro de 1951
Com a queda de Getúlio Vargas, em 1945, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), José Linhares, foi quem assumiu temporariamente a presidência, até serem realizadas as eleições.
O general Eurico Gaspar Dutra, até então ministro da Guerra no governo de Getúlio Vargas, candidatou-se ao cargo, pelo PSD (Partido Social Democrático). A UDN (União Democrática Nacional), partido de oposição, lançou o nome de outro militar, o brigadeiro Eduardo Gomes. Dutra, com apoio de Vargas, foi eleito Presidente da República com uma ampla vantagem de votos.
Ele assumiu o governo em janeiro de 1946. Paralelamente a sua posse, organizava-se uma Assembleia Constituinte, responsável pela elaboração de uma nova Constituição, que vigoraria de 1946 até o Golpe Militar, em 1964. A nova Constituição estabeleceu a divisão dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), o mandato de cinco anos para cargos executivos e firmou definitivamente o voto feminino para maiores de 18 anos.
Plano econômico, objetivos e resultados
No plano econômico, o presidente Dutra adotou uma política mais liberal, de não intervenção do Estado na economia, medida que desagradou aos seus correligionários. Dutra distanciou-se um pouco de Getúlio Vargas, conseguindo, assim, o apoio da UDN.
Seu objetivo era poder governar sem oposição e aprovar seus principais