Goniometria e Perimetria
Relatório Nº 01
Título da prática: Perimetria e Goniometria MMSS
Autores: Naíde de Lima Aguiar e Sabrina Augusta S. Araújo
Professor: Monika Mensch
Faculdade - União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON
Fisioterapia 3º período
2. Introdução
Este relatório tem como objetivo analisar as medida dos segmentos corporais, chamada de Perimetria, onde será observada a circunferência corporal do avaliado, permitindo detectar assimetrias musculares, níveis nutricionais e de gordura, revelando a qualidade de vida do avaliado. Já na Goniometria a medição é realizada nas articulações, ou seja, é um processo de medição da amplitude do movimento que cada articulação pode realizar. Com a Goniometria podemos diagnosticar se há presença de disfunção corporal e qual o melhor tratamento.
3. Parte Experimental (ou Materiais e Métodos)
O trabalho de Perimetria foi realizado no dia 18 de fevereiro de 2014, na sala de Nº 208 da Faculdade União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON, os materiais utilizados na mensuração corpórea foram: uma fita métrica e lápis demográfico. Fomos divididos em duplas, sendo um aluno paciente e outro fisioterapeuta. Com a fita métrica realizarmos as mensurações do avaliado na posição anatômica, onde obtemos as informações das medidas como consta nas tabelas nas paginas 2 e 3.
As regiões medidas foram: MMSS, Pescoço, Tórax, Braço, Antebraço, Cintura e Abdômen.
A Goniometria MMSS – Ombro e Cotovelo foram desenvolvidos nos dias 21 e 28 de fevereiro de 2014 na Clinica Escola da Faculdade União das Escolas Superiores de Rondônia – UNIRON Campus II. Ao iniciarmos a aula de Goniometria MMSS, foi apresentado o instrumento chamado de Goniômetro Universal, tal instrumento é utilizado para avaliar amplitude de movimento das articulações. Para manusear o Goniômetro temos que posicionar o avaliado de forma definida e correta, localizando o ponto anatômico no qual será colocado o eixo do Goniômetro. Fixa-se um lado