Gnosiologia.
1. Interprete essa pintura de Magritte. É possível relacioná-la com a concepção de conhecimento como representação? Em sua opinião, a representação poderia ser idêntica a realidade?
R:- Sim, é possivel. Podemos mudar a realidade , e os sentidos podem nos enganar. Afinal , a realidade nada mais é do que um sonho; Uma ilusão , um ideal.
2. Relacione a capacidade humana de conhecer a verdade em relação às seguintes áreas: física, história, politica, comportamento e artes. Em sua opinião, cada uma dessas áreas se identifica mais com qual corrente: dogmática, cética, relativista, probabilista etc.? Justifique com exemplos.
R:- A física pode ser relacionada com o Relativismo, pois o conhecimento pode mudar dependendo da situação. A história pode ser relacionada com o Dogmatismo, pois a verdade é incontestável. A politicia é Cética, pois sempre irá depender das estatisticas. A arte pode ser considerada como Cética, pois sempre há uma dúvida. O comportamento também pode ser considerado como parte do Relativismo.
Análise e entendimento
1. Para que os filósofos investigam o processo do conhecimento?
R:- Para que cometam o menor número de enganos/erros ao fazer alguma coisa.
2. Análise a relação entre conhecimento e representação, de acordo com a tese representacionista.
R:- A relação entre conhecimento e representação é que ambos adquire-se uma nova visão.
3. Quais são os polos tradicionalmente identificados no processo de conhecimento? Explique cada um deles e sua relação.
R:- Sujeito conhecedor e o objeto conhecido. A relação é que os dois elementos são do processo de conhecimento.
4. Confronte o idealismo com o realismo.
R:- O idealismo fica no imaginário e o realismo acontece.
5. Ao nascermos, nossa mente é como um papel em branco. Explique essa afirmação, quem a formulou e a que corrente pertence.
R:- Nossa mente é como um papel em branco, e durante os tempos vamos conhecendo e aprendendo algo, ou seja, ''escrevendo'' no papel. A frase é de John