gestão escolar
SANTOS
2013
Brincar e Aprender 2
Caio Cesar Tabajara Silva Santos
Cynthia Diacov Leal
Kamyla Bianca Sousa Bomfim
Nathalia Bento Cavalari
Patricia Ferreira Silveira
Sandra Cerdeira
Gestão Democrática nas Escolas Públicas
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação e Ciências Humanas UNIMES, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Profª Maria Aparecida Marques Kuriki
SANTOS
2013
Agradecimentos
Agradecemos em primeiro lugar à Deus que nos deu a vida, capacidade, inteligência e condições para chegarmos até esta etapa de nossas vidas.
Às nossas famílias e familiares que nos apoiaram, e estiveram conosco nos momentos difíceis em que muitas vezes nos ausentamos para nos dedicarmos para os estudos e pesquisa.
RESUMO
O presente artigo tratar-se-á da gestão democrática nas escolas públicas, com o objetivo de esclarecer o significado de gestão democrática no ambiente escolar, a metodologia para sua realização, será por revisão de referências bibliográficas a respeito da gestão democrática na escola, que hoje é um caminho que estreita a relação entre escola, funcionários e comunidade, gerando assim, um relacionamento com mais confiança e segurança. Para tanto, é necessário análise do desempenho da liderança dos gestores, a compreensão do trabalho coletivo e como se desenvolve a organização escolar. Para que se tenha uma gestão democrática na escola, é necessário que haja uma participação efetiva de professores, alunos, pais, apoio técnico, enfim, todos que se sintam sujeitos deste espaço escolar.
Palavras-chave: gestão democrática, gestor, escola reflexiva
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 06
2 DESENVOLVIMENTO 08
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como