Gestão de Hotel
1- INTRODUÇÃO
A administração de um hotel requer habilidades técnicas, humanas e conceituais, segundo os ensinamentos de Chiavenato. As atividades técnicas compreendem o conhecimento das atividades operacionais nos diversos setores da hotelaria. Diante disso, demonstramos abaixo os setores em que o administrador poderá exercer suas funções e atribuições no ramo hoteleiro, são eles: Marketing, Logística, Recursos Humanos, Finanças e Controle.
Observamos que os estudos de marketing na hotelaria visam atrair e manter os hóspedes oferecendo além de descanso e comida, conforto com serviços de elevado nível. Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas, destacando-se entre elas a utilização eficaz das estratégicas de marketing que envolve a seleção de um mercado-alvo específico e a tomada de decisões em relação aos elementos cruciais do produto, preço, promoção e ponto de venda para satisfazer as necessidades dos consumidores desse mercado.
No ramo hoteleiro a logística é responsável por organizar toda a cadeia de suplementos, tendo como foco o custo, nível de serviço e qualidade de informação, desde o fornecedor, processo produtivo e o produto final com os clientes, ou seja, que adquira e entregue os produtos ao seu destino final no menor tempo e com o menor custo possível.
A área de recursos humanos de uma empresa pode ser considerada peça-chave para o sucesso de uma organização, já que as pessoas constituem a sua maior riqueza, elas levam consigo os recursos organizacionais mais importantes que podem existir: inteligência, experiência, conhecimento, inspiração e criatividade. Para completar, em tempos de competição acirrada, o segredo é posicionar a pessoa certa no local certo, para que se possa obter a tão desejada vantagem competitiva.
A área financeira é responsável pelo controle das receitas e despesas é ela quem irá com base nos resultados encontrados na administração demonstrar se está tudo funcionando de acordo com o