Gestão da Qualidade e Processos
Turma: GE 30
Prof: Luiz Carlos Becker Jr.
Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos
Aluno: Fabiano Salles Soares
CARACTERÍSTICAS NORMAS ISO 9000
As ISSO´s possuem um papel muito importante no mundo globalizado, devido ao seu reconhecimento internacional no que diz respeito às relações contratuais entre organizações, melhoria para sociedade e indivíduos, criando uma linguagem comum em termos de sistema de gestão, de produção e de especificação de bens e serviços.
Algumas características das normas ISSO 9000:
Certificação
As organizações adequam seus sistemas de gestão da qualidade as normas de referencia, com o objetivo de atestar publicamente, de forma registrada, que o seus sistemas estão em conformidade com os requisitos especificados, sejam requisitos nacionais ou internacionais, passando mais credibilidade e segurança ao mercado.
Envolve a alta administração
Todos na empresa têm que estar envolvido com o processo de certificação e adequação do sistema de qualidade junto com a alta administração, sendo que ela assegura que os objetivos da qualidade, incluindo aqueles necessários para atender os requisitos do produto sejam estabelecidos nas funções e nos níveis pertinentes da organização.
Sistema Formalizado
O sistema da qualidade uma organização é baseado em um manual da qualidade e de procedimentos que orientam como executar determinadas tarefas, detalhando os processo e as reponsabilidades a eles associados.
A ISO 9000 obriga que as atividades pertencentes ao Sistema da Qualidade sejam documentadas como forma de sedimentá-lo em bases sólidas e passíveis de verificação. Este aspecto é extremamente importante para fins de uma auditoria de certificação por uma entidade ou por um Cliente.
Sistema é realimentado
A ISO 9000 exige que o Sistema da Qualidade se aperfeiçoe constantemente através de ações corretivas sobre problemas detectados pelo próprio Sistema (p.ex. Auditorias Aplicação de Fundamentos e Critérios de Excelência