Gestao democratica na educação infantil
Cinthia Bruner Stein[1]
Dailce Roecker1
Fabiola Mara Vieira Lopes1
Os pressupostos da gestão escolar do Centro de Educação Infantil Manoel da Luz Rampelotti apresentados no seu Projeto Político Pedagógico (PPP) tem por meta principal atender a criança com princípios de excelência e qualidade no desenvolvimento social, o cuidar e o educar. Acolher pessoas portadoras de necessidades especiais para que desenvolvam suas habilidades de maneira digna ao convívio com o outro.
O Centro de Educação infantil Municipal atende crianças de zero a cinco anos em período integral onde o cotidiano está organizado de modo que as crianças possam desenvolver-se integralmente, oportunizando a construção do conhecimento, dentro de um ambiente integrador e adequado as faixas etárias, pretendendo que a infância dentro dele sirva como primeira etapa de inserção social.
As práticas pedagógicas propostas nesta unidade pesquisada mostraram-se comprometidas em atender as necessidades cognitivas da criança, buscando superar os desafios encontrados nesta caminhada, através da participação e do apoio da comunidade escolar, a qual procura assim compartilhar as ações e decisões para melhor atender a criança e garantir a qualidade no ensino.
Segundo VENTURA (2011,98) “O processo de descentralização e compartilhamento são princípios fundamentais para o estabelecimento da gestão escolar democrática, pois aplicam em envolver o coletivo escolar nos momentos de decisões”.
A comunidade escolar na participação coletiva vivencia o pensamento crítico, responsável e construtivo nas diferentes situações, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de socializar decisões. Mostrando assim aplicar o modelo de gestão democrática, compartilhada e participativa.
A associação de pais e professores (APP) é outro mecanismo de participação coletiva, utilizado como mediador de