GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM LABORATÓRIO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
CURSO BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
FICHAMENTO: LABORATÓRIO DE RESÍDUOS QUÍMICOS DO CAMPUS USP-SÃO CARLOS – RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA PIONEIRA EM GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO.
SYLMARA CLEMENTINO BARBOSA
Fichamento apresentado ao Curso de Bacharelado em Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande como atividade avaliativa da disciplina Gerenciamento de Resíduos.
CUITÉ
2015
FICHAMENTO: LABORATÓRIO DE RESÍDUOS QUÍMICOS DO CAMPUS USP-SÃO CARLOS – RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA PIONEIRA EM GESTÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO.
A grande motivação para tratar resíduos químicos no Campus da Universidade de São Paulo em São Carlos veio do interesse por parte dos professores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), que armazenavam os resíduos gerados em seus laboratórios de pesquisa à espera de tratamento adequado. O material armazenado constituía-se em perigoso passivo ambiental, devido ao grande volume e às precárias condições de armazenamento.
Em São Carlos, essa hercúlea tarefa foi resolvida pela criação de um único laboratório capaz de tratar os resíduos químicos provenientes de todos os laboratórios do Campus1 com atividades químicas.
Após o tratamento, o que era resíduo químico transforma-se em produto químico recuperado, ficando disponível para reutilização. Assim, a tomada de uma consciência ética com relação ao uso e descarte de produtos químicos (...).
Os resíduos químicos provenientes dos laboratórios com atividades químicas no Campus da Universidade de São Paulo, na cidade de São Carlos, são tratados e recuperados desde Fevereiro de 1998. O laboratório responsável pelo tratamento é o denominado Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ) do Campus USP-São Carlos. Embora com o amplo nome de resíduos perigosos, a preocupação se atinha aos resíduos químicos.
A