geografia
- Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica é a maior floresta do Brasil, ocupando praticamente a metade do território brasileiro, além de ocupar também o território de outros nove países. É considerada a mais importante floresta tropical do mundo em virtude da sua diversidade e do seu papel no clima, atuando no processo de controle das temperaturas. Sua área total ultrapassa os cinco milhões de km².
A Amazônia é apelidada de “pulmão do mundo” graças ao oxigênio que ela produz, mas esta afirmação está errada por dois motivos:
a) um pulmão respira oxigênio e emite gás carbônico, e a floresta faz exatamente o contrário;
b) o oxigênio liberado pela floresta é utilizado para a subsistência de sua própria biodiversidade.
Essa floresta é caracterizada por ser bastante heterogênea, ou seja, possui uma quantidade muito variada de espécies vegetais. Caracteriza-se também por ser do tipo perene (as folhas das árvores não secam) e suas vegetações encontram-se muito próximas uma das outras.
Em espécies animais, a Floresta Amazônica apresenta mais de 470 mamíferos, 1.800 aves, 3.000 peixes, entre outras tantas espécies de insetos e répteis. Muitos desses animais são endêmicos, ou seja, existem apenas nessa região e correm risco de extinção caso ela seja destruída.
O clima predominante é o Equatorial Úmido, com uma média anual de temperatura em torno dos 24ºC e com um elevado índice de chuvas (2.500 milímetros ao ano, um dos maiores do mundo).
Existe uma quantidade incontável de água na Amazônia. Nela, encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo – a Bacia do Amazonas – que é responsável por 20% da vazão de água de todos os rios da Terra.
Infelizmente, o desmatamento predatório e o crescimento da prática da mineração vêm contribuindo para a devastação da floresta. Alguns estudiosos apontam que quase 20% da vegetação original da Amazônia já tenham sido destruídos.
- Mata Atlântica
A Mata Atlântica é uma formação