geografia - Analise populacional
Os principais teóricos demográficos são: Thomas Robert Malthus, Karl Heinrich Marx, Alfred James Lotka e Louis Henry.
Nas analises de Malthus destaca que o crescimento populacional ocorre em ritmo maior em relação aos recursos essenciais a vida, em consequência com aumento da população ficava evidente o aumento da miséria e a fome, a natureza por si só busca o equilíbrio, por meio de doenças, guerras e outros males que contribuem para manter o equilíbrio populacional. Para fugir desse estágio Malthus propôs a redução de casamento ocasionando a diminuição da taxa de nascimento, mas aqueles que possuíssem terras poderiam fugir do controle da natalidade. Malthus Acredita que o crescimento da população deve ser acompanhado da produção de alimentos, para que seja mantido um equilíbrio entre eles, em seus estudos ele acreditava que a produção de alimentos estava comprometida, pois as terras cultiváveis estavam desaparecendo. Malthus apoiava-se na lei dos rendimentos decrescentes da agricultura, ao dizer que as terras férteis são limitadas e não podem ser melhoradas continuamente. Subestimou a evolução tecnológica.
A teoria da população de Marx divulgava a importância do comportamento populacional mediante o acumulo de capital influenciando a divisão das classes sociais. Para ele a distribuição de renda era influenciada pelo contingente populacional, a acumulação de capital provoca um aumento da busca por força de trabalho resultando em aumento de salário. Em cidades onde há demanda por maior número de mão de obra haveria uma aumento da população, Marx atesta que a dinâmica populacional reside na taxa de exploração que altera a demanda pela força do trabalho.
Lotka realizou a análises matemáticas da população e da teoria da evolução, estabeleceu várias relações entre as variáveis dinâmicas de uma população entre elas, a