Gabarito Trabalho O Lado Monetario 2014 1
MONETÁRIO
1. A política monetária de um país constitui importante ação de um governo para a estabilização econômica. O Brasil em 2003 (início governo Lula) adotou uma política monetária de diminuir o estoque monetário da economia. Tal política levou: I. À recuperação da exportação na economia brasileira de matériasprimas e produtos manufaturados.
II. À valorização cambial do real em relação ao dólar.
III. À contração da demanda agregada brasileira e mundial, a curto prazo.
IV. À um nível de preços mais elevado, no longo prazo. Estão corretas somente as afirmativas: 2. A taxa de juros no Brasil (taxa
Selic) é determinada pelo Banco
Central do Brasil. Quando o governo reduz a taxa Selic tem como objetivo: I. Dar ânimo a economia e estimular o crescimento.
II. Aumentar o sistema de crédito, diminuir o volume de dinheiro em circulação e as pessoas consumirem mais. III. Fazer com que a facilidade em obter financiamento propicie as pequenas empresas crescerem.
IV. Gerar maior demanda de crédito externo por parte das empresas brasileiras. É o correto o que se afirma em:
a) I apenas.
b) IV apenas.
c) I, III.
d) I, II e IV.
e) I, II, III e IV.
3. Com relação ao comportamento da taxa de juros na economia pode-se afirmar:
a) Se as taxas de juros estiverem elevadas não serão obstáculos à projetos de investimento produtivo. b) Os consumidores exercem um maior poder de compra à medida que as taxas de juros aumentam.
c) Se as taxas de juros estiverem elevadas os empresários optarão por aplicar recursos no mercado financeiro. d) Taxas de juros elevadas não representam um aumento do custo do financiamento de bens de consumo duráveis.
4. Qual é o objetivo do governo no consumo doméstico quando ele eleva a taxa de juros? E quando diminui? Resposta: Quando o governo eleva as taxas de juros tem como objetivo diminuir o consumo para controlar aumentos da taxa de inflação. E quando diminui é para estimular o consumo doméstico, sem preocupação exagerada