futsal
1
ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)
( ) COMUNICAÇÃO
( ) CULTURA
( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA
( X ) EDUCAÇÃO
( ) MEIO AMBIENTE
( ) SAÚDE
( ) TRABALHO
( ) TECNOLOGIA
FUTSAL FEMININO: A PRÁTICA E SUAS LIMITAÇÕES
1
Juceline Taufer Fochi
2
Adriano Barreto
3
Miguel Freitas Júnior
RESUMO – Este trabalho teve como objetivo estudar os fatores que levam as meninas do Projeto de
Extensão Escola da Bola UEPG praticar a modalidade de futsal, e investigar se o ambiente propicia alguma limitação para essa prática. Para tanto, foram selecionados 26 alunos, estes sendo 13 meninas e 13 meninos para a aplicação de um questionário. Através deste foi possível alavancar questões sexistas e de iniciação desportiva. As respostas apontaram para várias diferenças entre os gêneros. Entre elas, a dedicação menor nos esportes e iniciação mais tardia por parte do feminino. A modalidade – futsal feminino – foi considerada ‘’normal’’ para ambos os gêneros, mostrando que apesar das dificuldades enfrentadas, o esporte vem crescendo e apresentando maior aceitação social. Mesmo assim, o reconhecimento muitas vezes é fruto de seus atributos físicos, e não atléticos.
Verificou-se também que a escola é o principal ambiente de iniciação, e a família o agente considerado influenciador. Revelando que esses dois ambientes têm papel fundamental na iniciação e prática esportiva das crianças e adolescentes. Um acervo motor considerável na infância permite um desenvolvimento maior de habilidades e capacidades motoras e um desempenho melhor em esportes como o futsal. Melhoras estas que só poderão ser realizadas através de um trabalho conjunto, de escola com profissionais aptos, família, e comunidade. Ações como o Projeto Escola da
Bola viabilizam essa interação e proporciona através do esporte um meio de socialização e desenvolvimento de possíveis talentos esportivos.
PALAVRAS CHAVE – Iniciação Desportiva,