Fundamentos filosóficos
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS
Filosofia e Filosofia da Educação
A compreensão dos vários tipos de conhecimento: mitológico, senso comum, científico, artístico e, principalmente, filosófico mostrará como o “olhar sobre a Educação”, área de reflexão da Filosofia da Educação, é de fundamental importância para a ação pedagógica (Livro-Texto, p. 15-30).
A prática docente acontece a partir de pressupostos que a sustentam. Para conhecê-los, serão avaliados o ato de educar e as ciências que auxiliam a Pedagogia em sua reflexão sobre a própria prática (Livro-Texto, p. 31-42).
Finalmente, para se analisar os aspectos considerados fundamentais para a formação de um educador, serão esboçadas algumas diretrizes sobre o que, atualmente, se espera deste profissional (Livro-Texto, p. 43-54).
A Dimensão Cultural da Educação: Construindo a Humanidade
Para se conceituar Cultura, em sentido amplo, será utilizada a Antropologia, que diz ser cultural tudo o que não é natural e que tenha sido construído e significado pelo Homem na História. E, em sentido restrito, Cultura também pode ser entendida como o conjunto de obras produzidas pelo Homem, desde uma peça de confecção artesanal até as maiores manifestações da cultura de massa (Livro-Texto, p.55-74).
A maneira de o humano perceber a realidade, de lhe atribuir valores e significados e, assim, construir sua humanização é afetada pela alienação e pela ideologia, que são processos históricos e políticos que direcionam seu “olhar” e seu entendimento. É fundamental para a construção da humanização que o educador identifique essa situação para se contrapor a ela (Livro-Texto, p. 75-81).
O processo histórico-cultural da humanização dos sujeitos humanos é interrompido quando estão imersos em uma situação de alienação ideológica, e a retomada deste processo de humanização ocorre a partir da educação emancipadora e cidadã (Livro-Texto, p. 82-92).
Tipos de Educação: Informal, Não Formal e Formal
Vários são os espaços educativos e