Fundamentos de Metodologia da Lingua Portuguesa
ESCOLA:
PROFESSOR:
ALUNA: _________________________________________________ DATA: ____/____/____.
CONHECER A INTERTEXTUALIDADE E LEITURA
Cachoeira da Piriá
2014
FUNDAMENTO E METODOLOGIA DA LINGUA PORTUGUESA.
INTERTEXTUALIDADE
Pode- se definir a intertextualidade como sendo a função de um texto, imagem ou propaganda a partir de outro algo já existente. Dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida. A intertextualidade ocorre em diversas áreas de conhecimento.
Leitura e um processo de compreensão de algo que esta ao alcance dos nossos sentidos e das nossas emoções. Sendo assim, a leitura do mundo que fazemos desde a tenra idade antecede a nossa leitura da palavra, (Freire 1990), “lemos” as imagens, os odores, as texturas, as formas, as cores e os sons que compõem o nosso mundo, a nossa vivencia e as nossas experiências (Freire, 1998).
A leitura do nosso mundo em que estamos inseridos e que nossa percepção experimenta faz aumentar nossa capacidade de entender os fatos que ocorrem ao nosso redor. Essa capacidade de entendimento e interpretação tenderá a crescer à medida que aumentamos também o nosso espaço de mundo. Para termos a leitura de texto qualquer, necessitamos s de uma gama de processo fisiológicos, pscicocognitivo e de nossa socialização primaria. Nos processos fisiológicos temos, por exemplo, o abrir dos olhos, a memoria e outros aspectos fundamentais. No tocante no processo psiccognitivo, temos principalmente a decodificação e compreensão do material escrito.
Segundo Kleiman (1998) A criança não começa a aprender a ler e escrever somente quando entra na escola; a construção da leitura e da escrita começa muito mantes, pelo menos aos três anos de idade (Franco 1995) à medida que nosso mundo se expande e nossa leitura