Fundamentos de macroeconomia
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1. Demanda Agregada e o Multiplicador Keynesiano
Para entendermos como a política fiscal e monetária afetam a demanda agregada, vamos deduzir a equação da demanda agregada .
Para deduzirmos vamos começar com com a identidade básica: o nível da demanda total é a soma do consumo, investimento e dos gastos do governo.
O consumo é uma função decrescente da taxa de juros ( considerando o caso normal em que taxas mais altas de juros dão origem a uma poupança mais alta), é a função crescente da renda disponível atual e a função crescente da renda disponível prevista no futuro.
A demanda de investimento é a função negativa das taxas de juros e em função positiva da produtividade marginal esperada do capital.
A demanda agregada é uma função positiva do dispêndio governamental, é uma função negativa dos impostos , uma função positiva da renda futura prevista, uma função positiva da produtividade marginal esperada e uma função negativa da taxa de juros.
Keynes também destacou uma conclusão importante de uma equação. De acordo com essa equação, um aumento nos gastos governamentais, G, gera um aumento na demanda agregada maior do que o aumento inicial do gasto governamental. 2. Esquema IS/LM Uma forma útil e muito conhecida de deduzir o padrão da demanda agregada e de verificar os efeitos de políticas macroeconômicas é o modelo IS/LM, uma representação gráfica desenvolvida em 1973 pelo