Fundamentos da Filosofia- História e grandes temas- Gilberto Cotrim
Unidade II
Capítulo 5
1- Explique a afirmação: “A própria ciência física sente-se apertada dentro do conceito Parmênidico da realidade”. Pesquise, por exemplo, a teoria atômica da matéria e a teoria quântica.
Parmênides não aceitava que a realidade muda naturalmente
2- Segundo Garcia Morente, a ciência do homem não se encaixa de maneira nenhuma no conceito Parmenídico de realidade. Por quê? O que ele propõe?
Porque ele acredita que o homem deve ser livre, dinâmico e evolutivo ao contrario da percepção de Parmênides, com isso propõem que o homem se liberte da “cartolina” , se movimente e possa voar livremente.
Questão 3- O que significa, para você, assumir uma concepção não-estática da vida? Ou você acha que existe algo de permanente e eterno que nunca muda nem deve mudar? Discuta esta questão: o permanente e o transitório na sua vida.
Ter metas e ideais bem claros e viabiliza-los, com tudo acredito que o respeito ao próximo, o prazer em pela vida e a liberdade de escolha nunca deve mudar.
Capítulo 6
Questão 1- Platão, na Republica, divide o Estado em três classes: os governantes, o exercito e o povo. Caracterize o papel de cada uma dessas classes, segundo a interpretação de Donaldo Schuller.
Povo: classe formada por artesãos, comerciantes, agricultores, etc... é caracterizada como classe excluída do governo, na qual não é digna de respeito, devendo curva-se as leis que lhe são impostas.
Exercito: à estes são negados quaisquer direitos privados, incluindo o direito a ter propriedade, constituir família e ainda tem suas horas de lazer controladas pelo Estado.
Governante: classe constituídas por filósofos que foram selecionados entre os militares do exercito, com mais de cinquenta anos, aos quais é atribuída a função de legislar autoritariamente o Estado sem a vigilância de outras classes.
Questão 2- Conforme a teoria politica de Platão, os elementos psíquicos razão, vontade