ftyuio

346 palavras 2 páginas
Os elementos que existem na Terra e nos seres humanos Introdução:
Dos 100 elementos químicos que existem na natureza: 91 Para ser mais exacto - apenas 21 fazem parte do corpo humano. Sendo que mais de 60% da massa do nosso corpo é de oxigénio. Temos 95% da massa do nosso corpo formado por 4 elementos: oxigénio, carbono, hidrogénio e nitrogénio. Os outros elementos apresentam em quantidade bem menores, mas não são menos importantes, para o funcionamento do corpo.

Para que se considere um elemento químico essencial este deve cumprir quatro condições:

1º A ingestão insuficiente do elemento provoque deficiências funcionais, reversíveis se o elemento voltar a ficar nas concentrações adequadas; 2º Sem o elemento, o organismo não cresce e nem completa o seu ciclo vital; 3º O elemento influi diretamente no organismo e está envolvido em seus processos metabólicos; 4º O mesmo efeito no organismo não pode ser conseguido por nenhum outro elemento. Há casos em que o elemento é abundante mas não é essencial. Isto se explica pela dificuldade que o organismo apresenta em disponibilizá-lo. Por exemplo, o alumínio é um elemento muito abundante na crosta terrestre e não é essencial, seguramente porque forma compostos insolúveis em água e os organismos não podem captá-los facilmente.

Quase tudo o que vemos e tocamos é resultado da combinação de cerca de três dúzias dos 116 elementos que são conhecidos actualmente. À medida que os cientistas foram estudando as propriedades dos elementos químicos conhecidos, cada vez em maior número, sentiram necessidade de sistematizar conhecimentos, o que levou à construção de uma tabela onde "arrumaram" os elementos.
A Tabela Periódica dos Elementos Químicos:

Na verdade a maioria dos elementos químicos naturais encontra-se presente na crosta terrestre e alguns deles fazem parte dos seres vivos.
A vida que conhecemos na Terra baseia-se em 4 elementos químicos

Relacionados