Fobias na atualidade
Ana Margarida Vasconcelos
Nº7, do 12ºCLH1
Índice
Introdução 3 O que são as fobias? 4
Tipos de fobias 5
Qual o tratamento para as fobias? 6
Sintomas das fobias 8
Fobias mais frequentes 9
Diversos tipos de fobias 10
Conclusão 12
Bibliografia 13
Introdução
No âmbito da disciplina de Psicologia, o tema que escolhi para desenvolver o meu trabalho, foi, as fobias na atualidade. Pretendo esclarecer algumas fobias, excedendo um pouco no tema, dando uma pequena definição de fobia, os tipos de fobias que existem, algumas das causas que existem, os sintomas das fobias, as diversas e mais estranhas fobias, etc. Espero que goste.
O que são as fobias?
Fobia, é uma linguagem comum, é o temor ou a versão exagerada de situações, objetos, animais ou lugares. E dificilmente se encontrará um tema de saúde mental tão frequente como as fobias específicas, e tão simples de serem definidos: um medo significativo e persistente, excessivo ou irracional na presença ou antecipação de um determinado objeto ou situação, como já referi.
Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.
Normalmente, existem três tipos de fobia, a agorafobia, que consiste no medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida, a fobia social, ou seja, o medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público, e por último a fobia simples/específica, o medo circunscrito diante objetos ou situações concretas.
Fobia Social Agorafobia
Fobia simples/específica