fluido nao newtoniano
QUÍMICA ORGÂNICA II
FLUÍDO NÃO NEWTONIANO
ORIENTADOR: EDUARDO SILVA
GUILHERME
JENIFFER FROSSARD
SANDRA REGINA
Porto Alegre
Dezembro de 2014
Introdução
O amido é um polímero natural é considerado um polissacarídeo pouco solúvel e de elevado peso molecular, formado por várias seqüências de dois polissacarídeos - amilose e amilopectina, ou seja, são milhares de moléculas de glicose unidas por ligações químicas simples. O amido de milho diluído em água forma um fluído não-newtoniano, ou seja, uma mistura que apresenta comportamento de sólido e líquido ao mesmo tempo, com sua viscosidade sendo alterada quando uma força é aplicada. Quando comprimido, o líquido oferece resistência, solidificando-se. Sem pressão, retorna ao estado líquido.
Objetivo da prática
Atestar o comportamento do fluído não newtoniano.
Material
Béquer
Bastão de vidro
Espátula
Reagentes
Amido de milho
Água destilada
Resultados e discussão
1. Em um béquer de 500 mL foram adicionados amido de milho e água na proporção de 2:1
2. A mistura foi homogeneizada com o auxilio do bastão de vidro. Podemos notar certa dificuldade quando a mistura se fazia de maneira rápida. Conclusão:
Através do experimento podemos atestar a propriedade dos fluídos não newtonianos, onde a sua viscosidade não é bem definida. Uma explicação para este comportamento da mistura é que, quando a solução está em repouso, os grânulos de amido são envolvidos por moléculas de água. A tensão superficial da água impede que ela flua completamente pelos espaços existentes entre os grânulos.
Questionário:
1. Escreva a estrutura do amido.
2. Que tipo de interação intermolecular o amido faz com a água?
Ligação de hidrogênio.
3. Porque o nome “fluído não newtoniano”?
Fluidos são substâncias que se deformam quando submetidas à pressão. Em seus estudos Newton descobriu que a taxa de deformação é diretamente proporcional a tensão aplicada,