Fisiopatologia Anorexia
Fisiopatologia
A fisiopatologia é a medicina que estuda o funcionamento dos organismos durante a doença, os mecanismos, as causas que levam ao aparecimento de determinadas doenças e englobando estudos de distúrbios funcionais e significado clínico.
A fisiopatologia da doença
Anorexia Nervosa; As acuidades gástricas e gustativas podem estar reduzidas. Os efeitos da desnutrição são similares à desnutrição protéico-calórica. O organismo realiza ajustes fisiológicos, diminuindo a taxa de metabolismo basal, baixa pressão sanguíneos, e hipotermia. A osteoporose e osteopenia são frequentes; pele seca, cabelos quebradiços e alopéia são comuns. Hipocalemia e alterações do ECG associadas, convulsões, neuropatias, anemias estão presentes em diferentes gravidades. Amenorréia, alterações tireoidianas e hipercotisolismo são alterações endócrinas comuns. São frequentes a hiperbetacaroteinemia e altas taxas de colesterol. Deficiências de vitaminas são raras, além de perda das funções sexuais e desinteresse sexual. Essas alterações são provavelmente em parte pelo emagrecimento e pela perda da massa adiposa.
Pacientes com Anorexia Nervosa possuem uma aparência típica e característica. Seu corpo caquético pré-pubescente, frequentemente faz com que eles pareçam mais jovens do que são. Complicações cardiovasculares têm sido relacionadas à morte de anoréxicos
“Menstruar por causa das alterações hormonais no seu organismo, para de desenvolver características sexuais secundárias, o sistema digestivo fica lento. Além disso, se ela utilizar algum método purgativo, como vômitos induzidos, laxantes, diuréticos ou anfetaminas, ocorrerá sintomas ainda mais graves", avisa Angelica Claudino.
Os fatores considerados de predisposição são sexo feminino, história familiar de transtorno alimentar, traços de perfeccionismo na personalidade, dificuldade de comunicar emoções negativas, dificuldade em resolver conflitos e baixa autoestima.