Fisiologia: potencial, contração muscular, somatossensorial
1. Descreva a composição da membrana plasmática e sua função:
A membrana plasmática é uma estrutura celular que segue o modelo científico do “mosaico fluido”, o qual, por sua vez, é composto por fosfolipídeos (estruturas que formam a bicamada lipídica e que proporcionam flexibilidade, elasticidade e a livre difusão de substâncias apolares pequenas à membrana), glicolipídeos, proteínas (que proporcionam aderência e comunicação entre células, bem como via de transporte de substâncias), colesterol (responsável por dar rigidez à membrana) e carboidratos. A membrana celular exerce as seguintes funções: separar o meio intra do meio extra celular, delimitando, desta forma, o conteúdo da célula; delimitar os compartimentos celulares; e selecionar o que deve entrar e o que deve sair da célula, por meio da permeabilidade seletiva a determinadas substâncias.
2. Diferencie líquido intracelular de líquido extracelular. O líquido extracelular é aquele que se encontra no exterior da célula, mas que faz parte do metabolismo do organismo (a urina, por exemplo, se encontra fora da célula, mas não é considerado um líquido extracelular pois seu conteúdo não faz parte do metabolismo, e sim será excretado do corpo). O líquido extracelular é rico em íons sódio e pobre em íons potássio; através de seus componentes as células realizam suas trocas metabólicas.
Já o líquido intracelular corresponde ao citoplasma da célula; ele é constituído por água, filamentos citoplasmáticos e algumas organelas celulares. O líquido intracelular é riso em íons potássio e pobre em íons sódio.
3. Conceitue, classifique e dê a função da difusão.
“Difusão” é o nome que se dá ao transporte passivo de solutos pela membrana celular, isto é, é a nomenclatura que se dá para aquele transporte que ocorre a favor do gradiente eletroquímico do soluto, sem que haja, portanto, gasto de energia. Sua função, portanto, é a de possibilitar o transporte passivo de