fisica
Foi durante muito tempo considerado um “princípio”, mas é outra consequência da Equação Fundamental da Hidrostática. Nesta lei, Arquimedes refere-se às características da impulsão, ou seja, da força que um fluido exerce sobre um corpo que nele esteja total ou parcialmente imerso.
Todo o corpo mergulhado total ou parcialmente num fluido recebe da parte deste, uma impulsão vertical, de baixo para cima, de intensidade igual à do peso do volume de fluido deslocado pelo corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada impulsão (). Portanto, num corpo que se encontra imerso num líquido, atuam duas forças: o Peso (), devido à interação com o líquido e com a força gravitacional terrestre; e a força de Impulsão (), devido à interação do líquido com o corpo.
Consideremos um corpo cilíndrico imerso num fluido de massa volúmica p.
A resultante das forças que o fluido exerce no corpo é a impulsão , soma vetorial das forças de pressão FB e FA que o fluido exerce nas bases do cilindro, pois na superfície lateral as forças de pressão equilibram-se duas a duas. Sendo assim,
em que . Escrevendo esta equação na forma escalar, teremos:
Mas e , donde:
Como a diferença de pressão entre A e B é , fica:
Sendo h.S o volume V do cilindro, tem-se:
Quando um corpo mais denso que um líquido é totalmente imerso nesse líquido, observamos que o valor do seu peso, dentro desse líquido, é aparentemente menor do que no ar. A diferença entre o valor do peso real e do peso aparente corresponde à impulsão exercida pelo líquido:
Paparente = Preal -
O método descoberto por Arquimedes se aplica a objetos com formas geométricas irregulares e permite obter a densidade através do seu peso aparente imerso em água e do peso imerso em ar.