Financiamento de Campanhas
Vinícius Cerqueira Bacelar
Curso de Graduação UNIFACS, Direito, Matutino, 5º Ano, Turma B.
Sumário: Introdução; 1. Reforma Política com enfoque no financiamento de campanha; 2. Financiamento de Campanha; 3. Financiamento Público; 3.1
Vantagens e desvantagens da adoção do financiamento público; 4.
Financiamento Privado; 4.1 Vantagens e desvantagens do financiamento privado; 5. Financiamento Misto
Resumo: Este presente artigo busca discutir sobre financiamento de campanha público e privado com suas vantagens e desvantagens.
Muitos doutrinadores defendem a posição que o financiamento público resolveria a discrepância entre candidatos e partidos, além de diminuir a corrupção, enquanto que outros dizem que o financiamento privado é indispensável para que ocorram as campanhas eleitorais, além de ser uma escolha livre de cada cidadão optar pelo patrocínio, ou não, as campanhas políticas. O financiamento de campanha tem grande importância no que diz respeito ao arrecadamento de fundos dos partidos para custear os gastos nas campanhas eleitorais. Assim, a discussão sobre o modelo de adoção se tornou algo muito importante e indispensável para o futuro dos financiamentos de campanha, dos partidos políticos, da democracia e, conseqüentemente, de toda a população.
Palavras-Chave: financiamento de campanha, caixa dois, lisura das eleições.
INTRUDUÇÃO
O presente trabalho tem como ponto de partida a discussão dos os benefícios e malefícios da adoção dos modelos de financiamento de campanha eleitoral.
O financiamento de campanha é caracterizado pela grande influência de capital no resultado das eleições. O dinheiro exerce grande influência no pleito eleitoral gerando conseqüências como a desigualdade de oportunidades entre os candidatos, o abuso de poder econômico nas eleições, corrupção, caixa dois, favorecimento de doadores de campanha, dentre outros. Tais temas são abordados neste trabalho com o