Filosofia
Uma visão panorâmica do início da Filosofia Grega e a Filosofia Cristã
Figura 01 – Mito da Criação do Mundo
Na Unidade II voltaremos o estudo para a filosofia propriamente dita e a construção de uma filosofia cristã. O que tal afirmativa significa?
Observem que a filosofia surge através do mito, porém, essa narrativa imaginária, apesar de fantasiosa é impregnada de sabedoria, não dá conta de explicações gerais. A verdade precisaria ser universal. As primeiras tentativas de construção do verdadeiro, na tentativa de compreensão do mundo, do universo, da realidade (do cosmos) numa busca de explicação racional das coisas surgem entre os pré-socráticos, os filósofos gregos que precederam Sócrates. Referimos aos pensadores que viveram entre o fim do século VII a.c e o fim do século V a.C. Possui, porém, um sentido mais profundo: os primeiros marcos da filosofia grega e podem considerar como a própria filosofia, por ser neles que se erigiu a filosofia autêntica e indubitável.(MARIAS, 1987)
Os pré-socráticos buscavam a origem natural do universo, as transformações que ocorriam e seu destino. Para isso utilizavam aforismos (expressão moral que é compreendida por meio de poucas palavras) para relatar sobre a natureza utilizando conceitos metafísicos e místico-religiosos.
Os pré-socráticos se originaram em Mileto, Éfeso, Samos, Clazômena, Crotona, Tarento,
Eléia, Agrigento e Trácia. Dentre os filósofos dessa época, pode-se destacar:
ead.faminas.edu.br
1
UNIDADE DE ENSINO: Filosofia
Tales de Mileto (624-548 a.C.) - Foi um dos filósofos que acreditava que as coisas têm por trás de si um princípio físico, material, chamado arché. Para Tales, o arché seria a água. Tales observou que o calor necessita de água, que o morto resseca, que a natureza é úmida, que os germens são úmidos, que os alimentos contêm seiva e concluiu que o princípio de tudo era a água. Com essa afirmação deduz-se que a existência singular não