fijklkljho

3726 palavras 15 páginas
III – PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS

Decroly tinha como objetivo a idéia de que a escola deve estar a serviço do aluno, e não o aluno a serviço da escola. Segundo ele, o trabalho com o Centro de interesse não foi muito bem interpretado, talvez pelo fato de não ter escrito muito sobre ele. Decroly, receava que escrevendo sobre suas teorias elas perdessem o dinamismo, a sua adaptabilidade e seu poder de renovação (Bassan, 1978).

De acordo com o referido autor, Decroly afirmava que os diversos assuntos, que se tornam centros de interesse, podem ser ligados entre eles formando, até, um grande conjunto de centros que interessam a criança. Bassan (1978) afirma ainda que, de acordo com Decroly, tais centros de interesse, são para a criança, muito globais, mas a medida que a criança vai revendo e analisando, começam a analisar certos pontos e outros não, acentuando as linhas e os pontos principais, acentuando a importância daquilo que está sendo analisado. O método é compostos por três grandes princípios:

A criança não se realiza se não encontrar estimulantes no meio em que cresce. A exploração do meio é feita desde as primeiras visões de conjunto da vida que interessa à criança. Normalmente esta primeira visão é global, mas a medida que a criança revê as mesmas noções de ângulos diferentes, estas noções são modificadas em certos pontos e completadas em outros. O meio, que chama e satisfaz a necessidade, é o educador por excelência. Centro de interesse importante, o meio natural e humano, solicita, sob múltiplas formas, a atividade total da criança. É sempre possível explorar um dado meio, enriquecê-lo e ordená-lo para promover uma atividade fecunda tendo em conta o grau de maturação dos alunos, porque a atividade parte da própria criança e ela mergulha totalmente num apetite de saber.
A descoberta do mundo pela criança é inicialmente global. Este é considerado o princípio que mais caracteriza o Método Decroly. Para o autor a globalização é a única via de

Relacionados