fichamento o que são mesmo rotinas
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. O que são mesmo as rotinas? IN: Por amor e por força; rotinas na educação infantil. Pg. 35 a 46.
O texto aborda o conceito, a importância e o uso da rotina como peça fundamental para a organização do dia a dia da Educação infantil. Segundo as autoras, “Rotina é uma categoria pedagógica que os responsáveis pela educação infantil estruturam para, a partir dela, desenvolver o trabalho cotidiano nas instituições de educação infantil” (p.35). Tendo diversos sinônimos, através de uma rotina é possível sintetizar o projeto pedagógico das instituições e apresentar a proposta de ação educativa dos profissionais. Presente em toda prática educativa de creches e escolas, “são fatores condicionantes da maneira de organizar a rotina, o modo de funcionamento da instituição, o horário de entrada e saída das crianças, o horário de alimentação e o turno dos funcionários” (35). Apesar de está presente em toda a literatura especializada, desde os primórdios das discussões sobre Educação infantil, não existe uma teorização da rotina, apenas é contemplado modelos a ser seguidos. “A presença significativa das rotinas nas práticas da educação infantil acabou por constituí-la como categoria pedagógica central, mas muito pouco estudada e explicitada. Como todas as noções, a palavra rotina surgiu no momento em que parecia ter-se tomado útil para nomear práticas que já estavam constituídas socialmente.” (36) Nesse sentido, explicitar a rotina como uma categoria pedagógica é de fundamental importância para dar-lhe visibilidade.
Cotidiano e/ou rotina: Apesar de partilharem pontos de intersecção e convergência, cada um desses conceitos, cotidiano e rotina, possui especificidades. Para as autoras, “é necessário diferenciar a vida cotidiana, em sua complexidade e em sua amplitude, das rotinas, isto é, de uma racionalização ou de uma tecnologia constituída pelos seres humanos e pelas instituições para organizar e controlar a vida cotidiana.