Fichamento - O principe
Sobre a obra:
Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, filósofo e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527. Em 1513, Maquiavel escreveu “O príncipe”, com ideias baseadas na unificação italiana. O livro foi de grande importância para a construção do conceito atual de Estado.
O PRÍNCIPE de Nicolau Maquiavel. Curitiba: Biblioteca FAE, [201_?]. 39 p. Disponível em: http://www.fae.edu/pdf/biblioteca/O%20Principe.pdf. Acesso em 28 mar. 2014.
Capítulo I - De quantas espécies são os principados. E quantas são as maneiras em que se adquirem
Os principados podem ser hereditários ou novos e são adquiridos com tropas alheias ou próprias, com o uso da fortuna ou da virtú.
Capítulo II – Dos principados hereditários
Os principados hereditários apresentam menos empecilhos de serem conversados e governados, desde que o príncipe continue utilizando as formas de governar dos seus antecessores.
Capítulo III – Dos principados mistos
Os principados novos são mais difíceis, pois foram conquistados e devem abandonar suas culturas antigas, alem do fato de o príncipe ter de se aliar ou destruir outros poderosos.
Capítulo IV – Razão por que o reino de Dario, ocupado por Alexandre, não se revoltou contra os sucessores deste
Os principados novos se queriam ser conservados, usavam-se de duas formas de governo: ou por um príncipe auxiliado de ministros que são servos que seguem o príncipe por receber bens, ou por um príncipe e barões que governam por tradição de sangue.
Capítulo V – Do modo de manter cidades ou principados que, antes de ocupados, se governavam por leis própriasQuando um Estado que possuía leis próprias é conquistado, o príncipe pode conservar a posse por três formas: primeiro, arruiná-lo, segundo, ir morar nele e terceiro, deixar que vivessem com suas próprias leis. Porem, da terceira forma