Fichamento C lculo I 2014 1

2194 palavras 9 páginas
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

JOSICLEIDE DE JESUS FRAGA

O HOMEM QUE CALCULAVA

Fichamento apresentado no curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina Calculo I sob orientações do professor Jorge.

Paripiranga
Abril de 2014
TAHAN, Malba. O Homem que Calculava. 66ª edição. Rio de Janeiro: Record. 2005.
Josicleide de Jesus Fraga
RESUMO
Malba Tahan é um ilustre brasileiro que se tornou conhecido por usar o pseudônimo, mas seu verdadeiro nome era Júlio César de Mello e Souza. Júlio César de Melo e Souza desenvolveu a atividade literária juntamente com o magistério. Publicou 117 livros, sendo considerado hoje um dos pais da etnomatemática, ciência que estuda a forma como a matemática é usada por diferentes culturas e etnias. Em seu livro ele narra à história de Beremiz Samir, O Homem que Calculava e conta a história de sua vida. Beremiz empregado como pastor de ovelhas contava várias vezes o rebanho com medo de perdê-las. Isso fez com que ele adquirisse a habilidade de calcular. Tomou tanto gosto pelos cálculos que contava tudo para exercitar. Contava formigas, pássaros, pequenos insetos, abelhas de um enxame etc., criou fama de calculista. Seus cálculos eram tão precisos que começou a pensar em ganhar dinheiro com tal habilidade. Daí viajou para Bagdá em companhia de um jovem e nessa viajem acontecem coisas fantásticas onde o homem que calculava consegue realizar cálculos com enorme precisão fazendo com que todos sintam se extasiados com tamanha habilidade de resolução.
CAPÍTULO I
Voltando de uma excursão avistei um homem que tempo em tempo levantava-se e falava um numero. O trabalho dos matemáticos nos levou a descobrir alguns tipos de números. Os números inteiros são uma extensão dos números naturais que incluem os números inteiros negativos. Os números racionais, por sua vez, incluem frações de inteiros. Os números reais são todos

Relacionados