Fichamento Socio Interacionista
Texto: Henri Wallon Psicologia e Educação
Introdução e Estágio Impulsivo Emocional
Aluna: Sara Castilho Lima
Matrícula: B19FEH-7
“A marca essencial, o princípio organizador dessa teoria é a integração. Como consequência, a cada estágio ela nos força a ver uma pessoa inteira, completa e em transformação constante. Essas mudanças acontecem a cada instante, sem que jamais se perca a unidade que constitui a pessoa.” “A outra razão é o interesse profundo de Wallon pela educação, com um dos campos que pode se enriquecer com os conhecimentos gerados pela psicologia, a qual por sua vez deve manter estreitas relações com os conhecimentos produzidos pela biologia e pela sociologia.” (Pág 10)
- Wallon assim como Vigostki possui como epistemologia o materialismo histórico dialético, um importante cursor para desembocar sua teoria, no qual ele destaca a teoria de integrar, a função motora, afetiva e cognitiva nos estágios. Outra característica parecida é a inserção de sua teoria na educação e suas contribuições.
“ É-lhes indispensável uma assistência a todos os instantes. É um ser cujas reações têm todas as necessidades a ser completadas, compensadas. Incapaz de efetuar algo por si só, é manipulado por outrem, e é nos movimentos do outro que tomarão formas as primeiras atitudes (Wallon, 1975a: 153)
- Wallon destaca a dependência das crianças, e sua falta de habilidades nos primeiros anos de vida, porém denota que é fundamental neste período a participação ativa dos adultos mediando sua interação com o meio externo. “... segundo Wallon, a criança começa por ser global indiscernível e social.” (Pág. 20)
“Durante todo o processo de desenvolvimento, dialeticamente, o homem se faz vivendo dois papéis: o de autor da ação, constituindo o meio, e o de objeto da ação sendo constituído pelo meio. Cada período ressaltado por Wallon é considerado importante em si, e quando mais intensamente é vivido melhor contribui para a