Fichamento Mahfuz Zein Montaner V

1297 palavras 6 páginas
Resumo do texto: Transparência e sombra – Edson Mahfuz

O texto nos mostra a utilidade de elementos projetuais para buscar a transparência sem perder a beleza nem prejudicar o ambiente, já que com a arquitetura moderna veio uma maior busca pela transparência. O objetivo dessa busca era criar maior integração visual com o entorno. Mas para se conseguir essa transparência a edificação não podia ser como antigamente, pouco vazada e maciça, e sim mais aberta ampliando a área de superfícies envidraçadas, os chamados panos de vidro.
A busca pela transparência para aumentar a permeabilidade visual, teve origem nos países europeus de clima frio, mas como começou a ser implantada em países tropicais, houve a necessidade de se tomar mais cuidado quanto a proteção dos vidros, para assim proteger os ambientes internos. Para isso se utilizou muito os quebra-sóis verticais e horizontais que desviam e reduzem a luz solar que entra na edificação. Mas existem outras formas de fazer com que a transparência exista sem prejudicar os ambientes, que é através de sombras criadas por planos horizontais na parte superior, ideia na qual a própria natureza já possui, como citado no texto, com a relação da sombra que as árvores fazem para o homem.
O autor cita uma conexão entre o emprego dos planos horizontais na arquitetura paulista e cita de exemplo prático alguns arquitetos como, Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha, pois nas suas obras nós podemos perceber estratégias novas e diferentes para evitar danos aos ambientes através do excesso de luz solar.
Esses arquitetos projetaram edifícios com personalidade própria, como um grande plano protetor horizontal apoiado em um reduzindo a necessidade de suportes verticais, balanço como extensão da laje superior em uma só direção, tudo isso focando em proteger o interior dos edifícios somente com uma grande superfície horizontal, como se vê em casas antigas. Com isso podemos perceber que existem quatro estratégias projetuais muito usadas

Relacionados

  • FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO: MONTANER, Cap. V; ZEIN 2002; MAHFUZ 2006
    2769 palavras | 12 páginas