Fichamento do texto o recife holandês: história natural da colonização neerlandeza (1624-1654)

1391 palavras 6 páginas
O RECIFE HOLANDÊS: HISTÓRIA NATURAL DA COLONIZAÇÃO NEERLANDEZA (1624-1654)

A CIDADE MAURÍCIA

Antes do estabelecimento do domínio neerlandês, o Recife era apenas um povoado submetido ao controle da Vila de Olinda e que tinha sua vida marcada pelas funções portuárias, sendo por isso chamado arrecife dos navios. (pág. 7) O Recife teve sua paisagem urbana bastante alterada sob o domínio batavo, com o surgimento de seus sobrados altos e magros, para usar expressão de Gilberto Freyre. É frequente relacionar o crescimento do local com a presença dos comerciantes, que ali viveram e eram também altos funcionários da Companhia das Índias Ocidentais. (pág. 8) Construir uma cidade em espaço colonial, uma cidade colonial9, implicava não só no controle sobre a região, como também a domesticação da natureza selvagem, como podemos notar através dos desafios enfrentados pelos neerlandeses para construir a Cidade Maurícia. (pág. 8) As cidades eram também locais de recepção da cultura europeia, criando, na América, uma dicotomia: o interior era sinônimo de barbárie e a cidade símbolo de civilização. Rama atrelou o projeto colonizador à necessidade de dominar e moldar os homens. (pág. 9) [...] Foi montado um observatório astronômico, a partir do qual Jorge Marcgrave pôde olhar atentamente o céu do hemisfério Sul. (pág. 9)
A astronomia do período era carregada de significados: acreditava-se que a movimentação dos astros mantinha relação direta com os fenômenos terrestres, tanto físicos como sociais. (pág. 9)
Embora o nosso interesse incida sobre as observações no campo da história natural, é importante registrar que a prática de coletar as informações no Brasil e remetê-las para a República ocorreu também com as observações astronômicas. (pág. 10)

O JARDIM: A NATUREZA SITIADA

Desde a Antigüidade, o cultivo de jardins esteve presente nas mais diversas formações culturais judaico-cristãs. (pág. 10)
Ao remeterem à idéia de paraíso, os jardins asseguravam a

Relacionados