fichamento do livro o caso dos denunciantes invejosos

3480 palavras 14 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO – FACESF

FICHAMENTO DO LIVRO: O CASO DOS DENUNCIANTES INVEJOSOS

PRIMEIRA PARTE
PÁG.

31
Seu país teve o privilégio de viver, por muitas décadas, sob um regime pacífico, constitucional e democrático. Infelizmente, há algum tempo começaram os problemas. A vida normal foi interrompida por uma profunda crise econômica e por graves conflitos entre grupos que seguiam diferentes linhas econômicas, políticas e religiosas. O salvador da pátria apareceu na figura do chefe de um partido político ou sociedade que se autodenominava “Camisas-Púrpuras”.
32
O governo não respeitava as obrigações impostas pela Constituição, pelas antigas leis ou mesmo por suas próprias leis. Todos os partidos da oposição foram desmantelados. Milhares de opositores políticos foram assassinados, seja nas prisões, seja em ondas de repressão noturna. Foi concedida anistia geral a favor de todos os acusados “que cometeram atos para a defesa da pátria contra a subversão”. Essa anistia permitiu a libertação de todos os presos que eram membros do partido dos Camisas-Púrpuras. Entre os beneficiários da anistia não estava ninguém que não fosse membro deste partido.
33
Durante o regime dos Camisas-Púrpuras, muitíssimas pessoas, movidas por inveja, denunciaram seus inimigos pessoais ao partido ou a autoridades governamentais. Entre as atividades que foram objeto de denúncias estava a crítica ao governo formulada em discussões particulares, a escuta de estações de rádio estrangeiras, o relacionamento com notórios vândalos e baderneiros, o armazenamento de saquinhos de ovos em pó em quantidade maior do que a autorizada, a omissão de informar a perda de documentos de identidade no prazo de cinco dias etc.
34
Após a derrota dos Camisas-Púrpuras, formou-se um movimento de opinião que exigiu a punição dos Denunciantes Invejosos. O governo interino, que antecedeu o seu, contemporizou a decisão. No

Relacionados

  • estudante
    4777 palavras | 20 páginas
  • Direito
    6296 palavras | 26 páginas
  • Direitos Humanos Um Enfoque A Banalidade Do Mal
    6124 palavras | 25 páginas