Fichamento do livro reflexão ao culto moderno aos deuses fe(i)tiches, de bruno latour. tradução: sandra moreira
6939 palavras
28 páginas
FICHAMENTO DO LIVRO: “REFLEXÃO AO CULTO MODERNO AOS DEUSES FE(I)TICHES”Autoria: Bruno Latour
Tradução: Sandra Moreira
DISCIPLINA: Antropologia
CURSO: Psicologia – 3º ano
Micheli A. de Paula
NOTA DO TRADUTOR
Na nota, a tradutora destaca a tentativa de se manter a sutileza que contêm, na língua original, o francês, o termo “faitiche”, sem equivalente em português, e que condensa em si duas formas etimológicas - fait: adj. feito; s.m. fato, feito e fetiche: s.m. fetiche. Sendo assim, o termo sugerido, “fe(i)tiche”, busca conservar tal sutileza, condensando também, os sentidos dos termos em português “feito” e “fetiche”, apresentados na acepção proposta pelo autor, onde aquele “parece remeter a realidade exterior” e este “às crenças absurdas do sujeito”.
PREFÁCIO
O autor se afirma que produziu o presente texto como resposta a sua aceitação da oportunidade a ele oferecida de se “comparar certos efeitos da sociologia das ciências com alguns traços da etnopsiquiatria”. (pág. 09). Assim sendo, afirma ter escolhido centrar sua comparação na “noção multiforme de crença” (pág. 09). Continua, afirmando que para se ridicularizar todos os cultos e derrubar todos os ídolos, “seria preciso acreditar na razão, única força capaz de refutar todas essas loucuras... Como falar simetricamente de nós como dos outros sem acreditar nem na razão nem na crença, respeitando, ao mesmo tempo, os fetiches e os fatos?” (pág. 09). Para realizar isto, o autor define o “agnosticismo como uma forma de não acreditar, em absoluto, na noção de crença” (pág. 09).
PRÓLOGO
No prólogo, o autor introduz um incerto do Relatório do conselheiro Déobalè, enviado à China pela corte da Coréia, na metade do século XVIII, onde destaco as observações do conselheiro sobre a “forma particular de culto às divindades” (pág. 11), do povo a que foi enviado para observar. Entre as atividades envolvidas nesta forma “particular” de adoração, esta a expedição a outras nações e conseqüente